quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Ligação Química

Como o próprio nome indica, é a ligação química entre os átomos de metais. Qualquer porção de metal é formada por um número enorme de átomos dispostos de maneira organizada.
Os metais apresentam baixa energia de ionização e alta eletropositividade, ou seja, grande facilidade em perder elétrons da camada de valência. Assim, na ligação metálica, os átomos perdem elétrons dessa, formando cátions.
Forma-se uma quantidade muito grande de cátions envolvidos por uma quantidade enorme de elétrons livres. Dizemos que os cátions estão envolvidos por um "mar de elétrons".

A ligação metálica ocorre pela atração elétrica entre os cátions (íons positivos) e os elétrons livres. Esta atração é muito intensa, o que garante o estado sólido dos metais nas condições ambiente, exceto no caso do mercúrio, o único metal líquido.
O aglomerado organizado de cátions que se forma na ligação metálica é chamado de retículo cristalino metálico.
Em qualquer porção de metal, a quantidade de átomos do metal envolvido é muito grande e indeterminada. Representação: num pedaço de ferro, por exemplo, teríamos Fen;  num pedaço de ouro, Aun, mas por uma questão de simplificação, utiliza-se apenas o símbolo do metal: Fe, Au, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário